quinta-feira, 17 de junho de 2010

Lula aumenta aposentados em 7,7%



O Congresso Nacional venceu a queda de braço com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou na terça-feira (15) o reajuste de 7,7% para os aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. Entretanto, Lula vetou o fim do fator previdenciário, que reduz os gastos da Previdência com os benefícios.






O Ministério da Previdência Social anunciou que o reajuste será incluído na folha de pagamento de julho para que os aposentados e pensionistas possam receber mais a partir de agosto.






O aumento, segundo a pasta, será retroativo a janeiro. Naquele mês, os beneficiários começaram a receber com reajuste de 6,14%. Já o aumento de 7,72% representará uma despesa adicional de R$ 1,6 bilhão em 2010, conforme o informou o Ministério da Previdência.






Cortes - Com o aumento de 7,7% sancionado, o ministro Guido Mantega disse que o governo federal vai reorganizar as suas contas para não ficar no vermelho.


“Vamos reduzir emendas parlamentares e custeio. Não faremos cortes em investimentos. Vai doer, porque já cortamos R$ 10 bilhões, mas será importante para cumprir as metas de equilíbrio fiscal”, declarou o Ministro da Fazenda.


O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que a sanção não foi uma derrota para a equipe econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário