quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Polêmica na Europa sobre França e os ciganos cresce

.publicado em 15/09/2010 às 12h57:






Governo francês rebateu com irritação comentários de comissária europeia






Dayanne Mikevis, do R7.Texto: ..


Andrei Pungovschi/14.09.2010/AFP


Cigana descansa em Bucareste, na Romênia, após chegar de um vôo fretado vindo de Marselha, na França
A polêmica em relação à deportação de ciganos da França para países como Romênia e Bulgária ganhou partidários contra e a favor nesta quarta-feira (15) com os ânimos sobre o tema em ascensão. Após a condenação de Viviane Reading, comissária de Justiça da União Europeia (EU), à ação do governo francês nesta terça-feira (14), pedindo até mesmo medidas legais contra o país, a administração de Paris retrucou o ato como uma “grosseria”.


Em seguida, vários saíram para dar apoio a Viviane, como a Alemanha, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.


Por outro lado, o assunto causou irritação na cúpula do governo francês e um senador do partido do presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse que o governante mandou Viviane receber os ciganos em seu país. A comissária é natural de Luxemburgo, um dos menores países da Europa. O senador da União por um Movimento Popular (UMP), Bruno Sido, relatou o fato após um almoço com Sarkozy nesta quarta-feira.


- Ele disse que não se fez mais que aplicar os regulamentos europeus, as leis francesas e que não há absolutamente nada para reprovar a França na questão, mas que se os luxemburgueses quiserem recebê-los (os ciganos), não tem problema.


A comissária Viviane criticou duramente a política de expulsão de ciganos aplicada pela França, e fez um paralelo com as deportações realizadas por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


As deportações, classificadas como voluntárias por Paris, incluíam uma compensação financeira de até R$ 669, 6 (300 euros). No entanto, elas ocorreram logo após a destruição de acampamentos ciganos, o que a Romênia alega que foi uma forma de forçar a saída das pessoas do território francês.


Documento colocou governo em uma situação delicada


O governo francês ainda se viu em uma situação mais complicada com a publicação de uma circular na qual a ordem era desmantelar acampamentos irregulares no país, que cita especificamente as aglomerações de ciganos.




Confira também


França critica "grosseria" de comissária


..A circular divulgada pelo Ministério do Interior, que tem como ministro Brice Hortefeux, foi divulgada em 5 de agosto. O ato foi extremamente criticado pela imprensa francesa por focar um grupo particular.


O ministro da Imigração da França, Eric Besson, foi a um programa de TV e afirmou que não estava a par da circular. O ato soou como uma tentativa de explicar porque ele, na última quinta-feira (9), negou a existência de um "plano específico contra os ciganos" e insistiu que as expulsões estão dirigidas contra os "estrangeiros em situação irregular".


O historiador Jean-Noel Jeanneney, que conversou com o R7 nesta terça-feira (14) em São Paulo, onde veio para uma palestra em um ciclo de debates na Aliança Francesa, disse que “talvez a Europa tenha a razão” na polêmica sobre os ciganos.

- Eu fico triste, muito triste com isso no meu país.

Minha opinião, o q o gov Frances esta fazendo,é um segundo campo de concentração em pleno século vinte um. é o cumúlo. chega de guerra e miséria.  
Os gov deveriam intervir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário