terça-feira, 7 de setembro de 2010

Está aberta a temporada de visitação das baleias






Está aberta a temporada de visitação das baleias


Praias do Litoral Catarinense recebem os mamíferos entre julho e novembro


Apesar do peso e tamanho - que chegam a 60 toneladas e até 17 metros de comprimento na fase adulta -, a baleia-franca salta do oceano colocando quase metade de seu corpo para fora do mar e espirrando grande quantidade de água..


Todo ano, entre julho e novembro, os mamíferos visitam algumas praias catarinenses para se reproduzirem. Com coloração quase toda negra, apenas com o dorso branco, os animais vêm à costa do Estado à procura das temperaturas mais quentes que aumentam as chances de sobrevivência dos filhotes.


As baleias-francas, segunda espécie mais ameaçada de extinção, saem do Pólo Sul e vêm a Santa Catarina para acasalar, dar à luz e amamentar seu filhotes, que nascem com cerca de cinco metros e pesam entre cinco e seis toneladas.


A expectativa para essa temporada, segundo a ONG Baleia-franca – que desde 1982 monitora e zela pela integridade dos mamíferos –, é que cerca de 114 animais sejam avistadas na costa do Estado.


Para criar seus filhotes, as “baleias pretas” preferem as praias da Gamboa, em Garopaba; Ibiraquera, Ribanceira e Itapirubá Norte, em Imbituba, e algumas praias enseadas do Cabo de Santa Marta, em Laguna. A escolha do lugar para a reprodução varia ao longo da temporada e de acordo com o ano.


Por serem mamíferos e, consequentemente, dependerem de respiração pulmonar, as baleias sobem à suprfície para se abastecer de ar. Além de saltarem da água, os animais, quando emersos, ejetam um jato de ar quente que, ao entrar em contato com o frio da atmosfera, condensa-se formando uma “nuvem” de gotículas de água. Esse esguicho, no caso das baleias-francas, saí em forma de “V” e atinge de cinco a oito metros de altura, sendo mais visíveis em dias frios e pouco vento.


Cuidados


A aproximação das embarcações devem respeitar uma Portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que determina as principais regras e cuidados com a espécie:
— Para se aproximar, o motor da embarcação tem que ser desligado ou mantido em neutro a, pelo menos, 100 metros de distância.
— A embarcação nunca deve se colocar entre uma mãe e seu filhote.
— A aproximação tem que ser lateral, ou seja, não se pode cortar o caminho de uma baleia.
— Se o animal se afastar, não se pode persegui-lo.
— Para se afastar após uma aproximação, a embarcação só pode religar ou reengrenar o motor se as baleias estiverem claramente visiveis, e a pelo menos 50 metros de distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário