sábado, 31 de outubro de 2009

Para MEDITAR

"Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso,



e trabalhar em conjunto é a vitória!"






Hoje me questionaram sobre o que eu penso de uma relação entre uma pessoa mais velha e uma outra bem mais jovem. Meu primeiro pensamento é que a verdadeira juventude é um estado mental, porque há jovens-velhos e velhos-jovens. O pintor Picasso chegou a afirmar que " a gente leva muito tempo para ficar jovem..." O que faz a diferença é a maturidade psicológica e espiritual destas pessoas e a consciência de complementação da necessidade de ambos aqui na Terra.




Sabemos que a juventude, via de regra, passa logo, e que é o período de maior saúde, mas isso é só biológicamente. Para o jovem consciente, sem dúvida, é o período que ele pode aproveitar para grandiosas realizações, por isso a busca sempre deve ser por jovens com vivências ajustadas. Não somos tão inocentes a ponto de achar que não vivemos num mundo em ebulição, com injustiças sociais, ideologias conflitantes, pressões econômicas, predomínio do mais forte, terrorismo subversivo e sistema educacional obsoleto, com convites para o gozo fácil em qualquer local e em qualquer esquina, porém está justamente no jovem consciente, a missão de alterar esta realidade.






Estou escrevendo este artigo na praça de alimentação de um shopping, e basta olharmos nas mesas do ambiente para percebemos que a nossa juventude vive um momento de ausência de perspectiva, e como sofre as influencias de tudo isso e não vê como mudar tal estado de coisas, querem viver o momento sem pensar nas consequencias que isso causa. É óbvio que sabemos também que só os anos de experiências, algumas sofridas, é que vão dar ao jovem o discernimento entre a vida inconsequente e a oportunidade que possuem. Há um ditado popular: " Se os moços soubessem e se os velhos pudessem...", isso mostra a necessidade das duas realidades se fundirem.






Até as empresas precisam aliar a força do moço ao saber dos mais "velhos". Força que é a ação , saber que é a reflexão. Uma reflexão sobre como os veteranos podem compreender o poder jovem e o jovem compreenda que sua evolução deve se compor com o saber do "velho". Esta é a receita do sucesso num relacionamento entre ambos. Se não conseguirem isso o jovem envelhece precocemente e o poder que possui enfraquece...



Para concluir, vale lembrar Chateaubriand, grande comunicador, criador da TV no Brasil: " a alma da juventude que fez experiências com todo tipo de sentimento, está pronta para assumir um relacionamento". A minha escolha foi baseado nisso!






Luiz Antonio Silva, é diretor e palestrante da PHAROL-RH. Foi formador de equipes e executivo do Banco Itau S/A por 18 anos . Atuou como consultor e facilitador do Sebrae quase dez anos. É formado em BioPsicologia e capacitador em Inteligência Emocional na Educação. Contato para palestras e cursos: 043-35340099 ou pharol@pharol-rh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário